COACHING

Na essência, coaching é a facilitação da mudança de comportamentos e aquisição de novos hábitos, ajudando o indivíduo a caminhar na direção que pretende, com vista à chegada ao destino desejado (atingimento do objetivo). É sobre aumentar o autoconhecimento: descobrir onde está e procurar os meios e recursos que necessita para avançar.

Através da sua metodologia, e de modo muito pragmático e bastante célere, o coaching leva à expansão da consciência e à aquisição e/ou desenvolvimento de competências. Garante uma direção e equilíbrio no processo de transformação, traduzindo intenções em objetivos bem especificados. Através da elaboração de um plano de ação efetivo, que origina quick wins, promove novos comportamentos que resultam em novos hábitos, gerando melhores resultados!

Mais do que ensinar, o coaching facilita processos de aprendizagem individuais e ao ritmo do cliente, focando sobretudo numa auto liderança emocional, que se reflete numa melhor comunicação e compreensão de si próprio e de todos os que o rodeiam.

 • Promoção do autoconhecimento e autodescoberta pessoal

  Desenvolvimento das capacidades e competências pessoais e profissionais,
perceção de pontos fortes e áreas de melhoria

  Eliminação de hábitos indesejados, identificação e transformação de crenças limitantes

  Compreensão dos mecanismos da motivação humana e como aumentá-la:
criação de estados de excelência

 • Clareza ao nível do estado atual e estado desejado

 • Ampliação do foco, passagem da reflexão à ação, maior consciência na tomada de
decisão e aumento da liberdade de escolha

 • Evolução contínua, baseada numa parceria de aprendizagem incessante que leva
ao aumento da produtividade e performance

 • Aumento da autoconfiança e autoestima

 • Melhoria ao nível da comunicação e relacionamentos interpessoais

 • Descoberta e/ou alinhamento com o propósito

 • Aceleramento de resultados e maior satisfação na vida pessoal e profissional

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

A PNL descreve a interação fundamental entre a mente e a linguagem e como essa dinâmica afeta o nosso corpo, o nosso comportamento e as nossas emoções, traduzindo-se numa sequência de ações que levamos a cabo em diferentes situações.

Programação porque se entende que somos capazes de reestruturar e (re)organizar a nossa mente, pensamento e comportamento para atingir um objetivo.

Neuro porque se considera que todos os nossos pensamentos, ações, comportamentos e perceções sensoriais advêm de processos neurológicos, sendo que o corpo e a mente se influenciam mutuamente, provocando uma reação mútua.

Linguística porque a linguagem é fundamental para a construção do pensamento e do comportamento e é responsável pela forma como nos relacionamos com o mundo (interno e externo).

Com um leque vasto de técnicas e ferramentas que promovem a excelência humana, podendo ser usadas em qualquer área da vida, a PNL permite-nos compreender a estrutura da nossa mente e como podemos (re)programá-la para alcançar melhores resultados!

 • Profundo autoconhecimento e maior consciência dos limites e talentos de cada um, potenciando os resultados individuais

 • Fortalecimento da autoestima e autoconfiança: autoimagem positiva e atitude otimista (elaboração de um mindset positivo)

 • Desenvolvimento da Inteligência Emocional, aumento da capacidade para gerir emoções e maior equilíbrio emocional

 • Maior clareza na identificação de metas e objetivos

 • Melhoria ao nível da comunicação

 • Melhoria ao nível dos relacionamentos interpessoais e maior facilidade em resolver conflitos

 • Aceitação/ superação de situações “limitantes” decorridas no passado (nomeadamente medos intensos e traumas)

 • Foco no resultado (vs problema)

 • Ajuda na tomada de decisão e  promoção de escolhas mais conscientes

 • Aumento de qualidade de vida

TIME LINE THERAPY ®

A Terapia da Linha do Tempo™ (TLT®) é uma técnica que deriva da Programação Neurolinguística, cujo objetivo é eliminar emoções “negativas” antigas e crenças limitantes do passado, ao nível subconsciente e inconsciente, ao mesmo tempo que instala novos pensamentos e crenças potenciadoras no futuro, para que a pessoa possa viver no presente o seu “melhor eu” e realizar todo o seu potencial.

Através da TLT, é possível eliminar as “conversas internas” acerca de si mesmo, que podem estar ligadas a experiências antigas e até mesmo a traumas passados, sendo possível transformar os pensamentos, emoções e comportamentos, através de uma reprogramação neurológica e da autorreprogramação subconsciente, para que possa responder emocionalmente a situações atuais com base em vivências presentes e não em experiências passadas.

  Rápida dissolução de emoções “negativas” massivas

  Resolução suave de experiências traumáticas e angustiantes

  Alcance de estados de bem-estar em poucas sessões

Identificação facilitada de bloqueios: simplicidade na procura da origem do “problema” e resolução
de limitações em qualquer área da vida, (ex: incapacidade de alcançar objetivos, estados emocionais
negativos persistentes, memórias persistentes, etc.)

  Desbloqueio de processos difíceis

  Criação do futuro. A abordagem orienta a vida futura, onde valores, objetivos, metas e condutas
podem ser reestruturados e alinhados

  Resultados generativos e de alavancagem. Os efeitos positivos da TLT® tendem a extrapolar os focos e
objetivos iniciais e alcançar diversas áreas da vida pessoal

MODELO DO PANORAMA SOCIAL MENTAL

O Modelo do Panorama Social é um instrumento – ou um conjunto de ferramentas – para transformar positivamente as nossas relações interpessoais, que se apresentam como construções cognitivas no nosso espaço mental e permite-nos ver como nos atribuímos – inconscientemente – um lugar entre os outros, colocando-nos a nós mesmos, por vezes, numa posição que não nos oferece as melhores oportunidades e que, muitas vezes, nos limita.

A localização que o “outro” (evento, pessoa ou grupo de pessoas) ocupa no nosso campo mental, determina o significado emocional e a qualidade dos nossos relacionamentos.

As técnicas utilizadas visam a melhoria da qualidade das nossas relações em diferentes contextos: pessoal; família; relações íntimas/ amorosas; profissional; negociação; mediação de conflitos; equipas de trabalho… e até relacionamentos com pessoas ausentes (situações de luto não resolvido, entre outras).

Problemas com relacionamentos íntimos, autoconfiança, conflitos, poder, famílias, equipas e organizações podem ser analisados ​​e resolvidos com relativa facilidade com a ajuda do modelo de panorama social mental.

  Promove o autoconhecimento e a consciência de si e do(s) outro(s)

  Melhora o relacionamento consigo próprio – reforço positivo da autoimagem e fortalecimento do “sentimento de si”

  Contribui para níveis mais elevados de autoconfiança e autoestima

  Melhora significativamente a qualidade das relações interpessoais em diferentes contextos

  Ressignifica relacionamentos problemáticos

  Identifica e desconstrói convicções limitadoras

  Altera padrões comportamentais disfuncionais

  Contribui para uma gestão de conflitos mais eficaz

  Trabalha sentimentos de insegurança, medos e solidão

  Contribui para um modelo da realidade, ao nível da experiência social, mais funcional

PSICOLOGIA POSITIVA

Contrariamente à Psicologia tradicional, o foco da Psicologia Positiva não é a perturbação mental e/ou dor emocional, mas antes a parte “curada” do indivíduo, oferecendo ferramentas práticas – testadas e validadas cientificamente – para ajudar as pessoas a prosperar e florescer.

A Psicologia Positiva foca no potencial humano e no desenvolvimento das capacidades (talentos) de cada um. Tem como objetivo contribuir para o funcionamento saudável das pessoas, grupos e instituições, através do melhoramento da qualidade de vida.

Esta abordagem estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco no fortalecimento das competências/ pontos fortes e aspetos positivos do indivíduo, ao invés das “fraquezas” ou áreas a desenvolver, promovendo a criação de um estilo de vida saudável e feliz, mais produtiva e plena de significado, através da vivência de mais experiências emocionais positivas do que negativas, ao longo dos dias.

  Autorregulação das emoções, reconhecimento e gestão eficaz dos sentimentos negativos

  Estimula o pensamento positivo e eleva a esperança/ otimismo

  Promove o sentimento de plenitude, através da prática da gratidão

  Eleva os níveis de (auto) motivação e aumenta a produtividade

  Promove o autoconhecimento, autoaceitação e autoestima

  Desenvolve a capacidade de lidar com as adversidades e melhora a resiliência

  Melhora a relação consigo próprio(a) e os relacionamentos interpessoais

  Aumenta a qualidade de vida, através de exercícios de bem-estar e experiências que provocam emoções positivas

  Reduz os níveis de ansiedade e de stress negativo

  Promove o slow living, através de uma atitude mindful perante a vida e vivência agradável, comprometida e plena de significado

COMUNICAÇÃO CONSCIENTE

Comunicar conscientemente é comunicar com intencionalidade. É escutar ativamente e praticar uma comunicação empática, através de um estado de autenticidade, sem julgamento, ideias pré-concebidas ou eventuais expectativas criadas à volta do outro ou do próprio processo de comunicação.

O objetivo da comunicação consciente é precisamente comunicar de forma autêntica, clara e assertiva, tendo em mente aquilo que nos importa, sem desvalorizar o que é importante para o outro, fazendo uso da inteligência emocional da linguagem não verbal do corpo permitindo que haja, em todo o processo – mesmo em situações de tensão e/ou conflito – compreensão, respeito, empatia e conexão.

Para tal, é necessário desenvolver uma atitude de compaixão, procurando primeiro compreender o outro, para depois ser compreendido, sendo possível mudar, em tempo real, a forma de se comunicar, utilizando habilidades para melhorar a sua comunicação.

  Fomenta a efetividade na comunicação: maior clareza, assertividade e empatia

  Promove uma melhor compreensão de si e das suas necessidades, bem como do outro

  Aumenta o nível de bem-estar, através do sentimento de ser-se ouvido, compreendido e respeitado

  Melhora os relacionamentos em geral e promove uma maior coesão ao nível das equipas de trabalho

  Evita mal-entendidos e reduz os conflitos interpessoais

  Melhora a tomada de decisão

  Reforça uma delegação de tarefas mais eficaz

  Promove um maior sentimento de paz e segurança na sua relação com os outros

MINDFULNESS

Mindfulness é um estado de “atenção plena”, focado totalmente no momento presente, sugerindo que a mente está completamente atenta àquilo que se está a passar dentro e fora de nós. É a prática de manter um estado de consciência aumentada, livre de julgamentos, acerca dos pensamentos, emoções e experiências no presente.

É sobre observar-se sem crítica, tendo compaixão por si mesmo.

Quando não estamos presentes e estamos desconectados de nós mesmos e do que nos rodeia, entramos no modo de “piloto automático”, experienciando sentimentos de “vazio”, fora de controlo, distantes, fechados e indisponíveis, o que afeta negativamente o nosso desempenho, quer a nível pessoal, quer profissional.

Ter uma atitude mindful promove sentimentos de vivacidade, conexão, criatividade, satisfação e fluidez, ajudando a manter a mente focada e a lidar com o stress do dia a dia, no local de trabalho.

  Diminui os níveis de stress, ansiedade irritabilidade

  Melhora a capacidade de memória

  Potencia o foco e aumenta o vigor físico e mental

  Fomenta o pensamento positivo

  Aumenta a capacidade criativa

  Ajuda a libertar hábitos indesejados

  Promove uma atitude de aceitação, consciência de si e do outro, autocuidado e gentileza para com as outras pessoas

  Melhora os relacionamentos interpessoais

  Fortalece do sistema imunológico

  Promove o bem-estar e a felicidade