Naturalmente inquieta. Muito comunicativa. Questionadora nata! Viciada em aprendizagem. Entusiasta. Apaixonada pela vida, pelas pessoas e pelo desenvolvimento humano e transformação pessoal!

APRENDER.
DESENVOLVER.
TRANSFORMAR.

Nascida em 1978, em Lisboa, atualmente resido em Oeiras. Sou mãe de 2 rapazes que me provam todos os dias que sou um ser em construção! Acredito que a vida não se faz em linha reta e por muito que custe, por vezes é preciso perdermo-nos de quem fomos um dia para sermos exatamente quem somos e/ou queremos ser! Acredito na renovação constante da vontade do SER e na sua afirmação, que se (re)escreve em cada “linha torta” e caminho bifurcado do itinerário vida!

Acredito que a vida deve ser sempre – sempre – vivida! Mesmo quando parece que se morre em vida. Acredito em possibilidades infinitas! Sempre! Mesmo – especialmente – quando estamos “às escuras”. 

Acredito que é na escuridão que nos enxergamos exatamente como somos: luz! E muitas vezes é assim que nos encontramos: na sombra daquilo que fomos e somos! Acredito sobretudo no potencial imenso que o ser humano encerra! 

Acredito em mim e no que faço – com a maior seriedade – e acredito em si… em ti… e em nós! E naquilo que podemos alcançar juntos. Acredito muito na equação sinérgica de 1+1=3 e, para mim, não há outra equação que represente melhor a matemática da vida!

Não é possível pensar em quem sou hoje sem abraçar aquilo que também já fui! Dediquei-me ao mundo corporativo, onde desempenhei funções, durante mais de 15 anos, passando pela consultoria, área comercial e desenvolvimento de negócios, gestão de equipas e responsável de RH em contextos nacionais e multinacionais.

Sou licenciada em Psicologia, pelo ISPA, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Executive Master em Business Management. Estudo desde que me conheço! E estudo-me desde o dia em que me desconheci. E foi assim, desencontrada de mim, que, em 2019, tomei uma decisão que viria a mudar o rumo da minha vida: parar! Para precisamente poder avançar! 

Foi o que fiz quando decidi – finalmente! – dar uma oportunidade ao coaching, sem saber que dar uma oportunidade ao coaching era precisamente dar uma oportunidade a quem eu era realmente. Neste caminho de (re)descoberta e (trans)formação, fiquei totalmente rendida a esta metodologia baseada na arte de ouvir e de bem perguntar e assente no método de desenvolvimento da força do ser humano!

Durante este processo, nem sempre fácil ou linear, aprendi, desaprendi e reaprendi uma nova pessoa: aquela que sempre fui! Só não sabia que “essa” também era eu!

A curiosidade levou-me a explorar cada vez mais e a par de uma série de formações relevantes e de reconhecimento internacional, tornei-me Coach Profissional pela International Coaching Community e especializei-me em Programação Neurolinguística.

Contactei com partes minhas desconhecidas até então e descobri a minha verdadeira intenção: Aprender. Desenvolver. Transformar. pessoas… em quem já são! Como? Fazendo-as parar, precisamente, para que possam avançar: guiando-as até elas próprias, facilitando processos de expansão de consciência, com o objetivo de se conectarem consigo próprias, com os outros e com algo maior do que elas, começando com os contextos – pessoais e/ ou profissionais – onde se integram!

Rita Amorim sobre mim 03

O meu background – pessoal, académico e profissional – permite-me ter uma visão concreta das realidades dos diferentes indivíduos em diferentes contextos. Através da psicologia, estudei a fundo o funcionamento da mente humana e ao longo dos anos em que estive ligada à consultoria e ao meio empresarial, pude contactar com diferentes realidades corporativas e ter uma visão privilegiada e integral (360º) dos players do mercado empresarial (quer como colaboradora, cliente, consultora), o que me confere a vantagem de conhecimento de terreno e permite entender rápida e eficazmente os desafios das pessoas, partilhando com elas as mesmas representações internas, mesma linguagem e conhecimento das “dores” do cliente.

Acredito, verdadeiramente, no coaching como filosofia de vida. Experienciar um processo de coaching é abrir-se a uma nova maneira de ser, estar e fazer, independentemente do contexto de ação. É entrar numa espiral de evolução assente numa aprendizagem contínua.

É sair das dinâmicas do medo e das inseguranças e assumir a liderança! Quando nos tornamos líderes daquilo que precisamente somos, somos mais, temos mais, fazemos mais, melhor e durante mais tempo!

Permita-se escolher quem quer ser. Permita-se escolher quem já é! Permita-se brilhar, para que também possa iluminar outros, ao seu redor!

“E à medida que deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.”

Assinatura rita amorim

As técnicas, ferramentas e metodologias utilizadas advêm de diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente: psicologia, gestão, consultoria, psicologia positiva, cognitivo comportamental, programação neurolinguística, terapia da linha do tempo, psicogeografia do espaço mental, mindfulness e respiração consciente, comunicação não violenta, generatividade, entre outras.